Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Lançado Guia de Trânsito Animal Eletrônica também para aves vivas

01/06/2015

Lançado Guia de Trânsito Animal Eletrônica também para aves vivas

  • Saúde animal
A Guia de Trânsito eletrônica, obrigatória para o transporte de animais, agora também é extensiva para aves vivas e ovos férteis. A guia foi lançada em 2012 e agora amplia a sua abrangência. O governo do estado de São Paulo oficializou a ampliação da guia eletrônica em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no final da semana passada. Com esta mudança, não será mais emitido o formulário impresso, sendo expedida exclusivamente por meio do sistema Gedave, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Além das aves vivas e ovos férteis, também terão que requere a emissão eletrônica estão as aves ornamentais e aves silvestres cativas. Para fazer o requerimento, o produtor deve estar cadastrado no sistema, assim como sua propriedade ou estabelecimento rural.
De acordo com o coordenador da Defesa Agropecuária, Heinz Otto Hellwig, o sistema vai permitir a rastreabilidade dessas aves e ovos férteis, permitindo saber a origem e o destino destes animais. “A qualquer momento, e em qualquer evento sanitário, poderemos identificar qual a posição e a medida a ser adotada, tanto na origem, quanto no destino dos animais", ressaltou.
O governador do estado, Geraldo Alckmin, avalia que esta medida irá desburocratizar e facilitar a vida do produtor, que não precisará mais se deslocar até a Defesa para requerer a guia, além disso, a fiscalização também melhora no sentido de garantir com mais eficiência a saúde dos animais transportados.
 

 

Top