1ª edição do CampoCooper Maracaí reúne centenas de produtores
- TECNOLOGIA AO ALCANCE DO PRODUTOR
As instalações envolveram 17 empresas agrícolas e outras quatro de máquinas e equipamentos
Cerca de 250 pessoas passaram pelo campo de demonstração do 1º CampoCooper Maracaí, realizado na última quinta-feira, dia 09. O evento da Coopermota aproximou produtores das tecnologias de várias empresas reunidas em um mesmo espaço. As instalações envolveram 17 empresas agrícolas e outras quatro de máquinas e equipamentos. A exposição foi realizada na propriedade de Fernando Henschel e Ingrid Elsner Henshel, localizada no município de Cruzália, bairro da Pintada. Durante o evento foram arrecadados alimentos não perecíveis, os quais foram doados ao Lar dos Idosos, Walter Meyer, de Maracaí.
O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, destaca que os eventos descentralizados de campo que vêm sendo realizados pela cooperativa, seguem a proposta da Coopershow, em menor proporção. Dessa forma, tem o objetivo de trazer para o agricultor o que existe de novidade no que se refere às tecnologias aplicadas no campo. “Hoje estamos em Maracaí para mais um evento CampoCooper, a exemplo do que realizamos na semana passada em Bernardino de Campos. Esperamos que as tecnologias apresentadas nestes eventos, façam com que o produtor tenha ganho de produtividade e melhores resultados em suas culturas”, afirma.
Da mesma forma, o gestor da Unidade de Negócios da Coopermota de Maracaí, Rafael Nascimento, destaca que as tecnologias demonstradas no CampoCooper por meio de empresas parceira buscam proporcionar altas produtividades e rentabilidade ao produtor. “Este é o primeiro evento deste porte que realizamos nesta região. Isso é muito importante para demonstrar ao agricultor como a Coopermota conduz estas parcerias com os distribuidores, pensando sempre nas melhores alternativas de acordo com a realidade de cada segmento”, comenta.
Durante toda a tarde os produtores se dividiram em grupos que percorreram os plots por cerca de 10 minutos em cada estação, sendo conduzidos por monitores da Coopermota. Tecnologia e produtividade foram os temas de apresentação dos parceiros presentes no evento. O produtor Ricardo Justino afirma estar contente com a presença da Coopermota na região da Colônia Riograndense e ressalta a importância de buscar novos materiais continuamente. “Ficou muito bom o CampoCooper. Encontramos aqui uma variedade grande de fungicidas e sementes. É importante que o agricultor vá ao dia de campo e veja as novidades de mercado. Tendo as informações transmitidas nestes eventos é importante que ele possa usar os produtos e materiais apresentados em pelo menos parte de sua área, já que há uma infinidade de novidades, deixando a testemunha para avaliar a eficiência dos produtos e sementes”, diz.
Seguindo esta mesma avaliação, o produtor da região de São José das Laranjeiras, Edwin Neuman, enfatiza que gosta muito de fazer este tipo de visita. “É bom haver eventos assim na nossa região porque é a realidade mais próxima que a gente tem. Existem também as grandes feiras, mas as tecnologias apresentadas nestes locais ficam um pouco fora da nossa realidade”, avalia. Afirma estar com a lavoura prestes a ser colhida com uma expectativa de 110 a 115 sacas por alqueire, dando destaque aos benefícios de investir em tecnologia em busca de melhores resultados. “Adoto a agricultura de precisão, tendo a irrigação em parte da propriedade. Planto com o meu pai e ele sempre diz que não tem nada caro e nem barato, precisa ser eficiente e te dar resultado”, conclui.