Mercado da soja aguarda a posse de Trump em meio a muitas incertezas
PANORAMA DE MERCADO
No Panorama de Mercado desta sexta-feira, 17, o analista da StoneX, Ghilherme Cioccari fala das expectativas do mercado, tendo em vista que Donald Trump assume no dia 20 de janeiro, feriado das bolsas por Martin Luther King. O momento ainda é de muitas dúvidas quanto a possíveis taxações que ele possa definir. Já no que se refere à possivel guerra comercial com a China, por parte dos EUA, os subsídios de plantio maiores para o milho frente à soja indicam uma migração de culturas que pode deve haver no EUA para superar uma possível dificuldade de comercialização com os chineses.
Na América Latina, o clima argentino, que preocupou bastante o mercado, começa a melhorar frente as previsões de precipitações que devem ocorrer naquele país. Já no Brasil, a chuva no MT impacta no ritmo da colheita de soja, que começa com dificuldades, o que deve empurrar a concentração de colheita mais para frente. Isso deve gerar uma concentração de oferta de soja.
Por outro lado, para o milho, as indústrias de etanol americanas estão, neste momento, com esmagamento obtendo margens bastante positivas e com sinalização de estoques menores.
Veja mais no programa de hoje. Assista ao vídeo abaixo.