Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
Sistema Campo Limpo reforça compromisso com a sustentabilidade e a economia circular no agronegócio
Belém será palco da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), um evento global que reforça a importância da sustentabilidade no Brasil e no mundo, além de discussões sobre mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente. Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) destaca o papel estratégico da logística reversa na preservação ambiental e na construção de um modelo de produção agrícola mais sustentável.
Desde a do Sistema Campo Limpo em 2002, o programa referência de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, tem desempenhado um papel fundamental na destinação ambientalmente correta desses materiais, contribuindo significativamente para mitigar impactos ambientais. Ao longo de sua operação, o programa já destinou mais de 800 mil toneladas de embalagens de forma adequada, sendo 68,5 mil toneladas apenas em 2024, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Além disso, reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.